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MANUAL DA ROTAM 4.0 2cf3vdk


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206.217.206.244:4100


2 participantes

    MANUAL DA ROTAM 4.0

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    Sexo Sexo : Masculino
    Nacionalidade Nacionalidade : Brasil
    Idade29
    Mensagens Mensagens : 3
    Reputação Reputação : 0
    Data de inscrição Data de inscrição : 20/12/2011
    Gang/Org em que participa Gang/Org em que participa : Rotam

    MANUAL DA ROTAM 4.0 Empty MANUAL DA ROTAM 4.0

    Mensagem por teck_Too Seg Dez 26, 2011 2:40 pm

    Manual atualizado até a verção 4.0 ser lançada no servem.


    Vlw aew !

    Manual \/

    ROTAM: Rondas Ostensivas táticas metropolitanas, Administração teck_Too pig

    Sempre
    havera situações críticas em que é necessária uma postura imediata e
    mais rápida e agil da polícia e é por isso que em todas as corporações
    de los santos há pelo menos uma unidade especial, popularmente chamada
    de tropa de elite, que é a ROTAM.

    No Server BEG, a ROTAM cumpre o
    papel de uma policia especializada, que tem o dever de neutralizar
    combates entre gangs, retirar materiais e drogas das ruas, reassumirem o
    controle governamental sobre zonas sob domínio de organizações
    criminosas, participarem da negociação e resgate de reféns e dar suporte
    à PM, caso necessário.

    ROTAM E A PM DE LOS SANTOS SÃO TODOS UNIDOS, PODEM EQUIPAR E PEGAR CARROS SEM ALTORIZAÇÃO , AMBAS COM A MESMA LIBERDADE.


    * O que um ROTAM pode fazer?

    1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
    2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
    3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
    4º-
    Realizar resgates de pessoas seqüestradas que não sejam FARC ou GI,caso
    contrario SE TIVER MENOS DE 5 GN ON, COM 5 GN ON A GN AGE, COM 4 A
    ROTAM AJUDA.
    5º- Ajudar a GN em atentados quando houver necessidade. MESMA COISA AJUDAR APENAS SE TIVER MENOS DE 5 GN ON.
    6º-
    Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas. E
    TAMBEM PEGAR LICENÇAS E TALVES RETIRALAS SE O PROPRIETARIO DEMONSTRAR
    ALGUMA IRREGULARIDADE.
    7º- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
    8º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
    9º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
    10º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
    11º-Não
    é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que
    ir,só é permitido ir sozinho um major ou líder,dependendo da ocasião.
    12º-Para realizar o item 5, é necessário o pedido de ajuda da GN, caso contrário não vá.
    13º-Para realizar o item 6, é necessário organização de um major ou superior.
    14º-Para realizar o item 7, é necessário organização do cargo mais alto online.

    * O que um ROTAM não pode fazer DE FORMA ALGUMA! (regras)

    1- Dar /su em FARC ou GI, ou dar/su em zonas de guerra (Pista de Skate, Park do Glen, Morro). TRS
    2- Usar spray ou /imo em combate.
    3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
    4- Atirar sem motivo. (DM)
    5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
    6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
    7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
    8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
    9- /equipar em combate.
    10- Ir a HQ das FARC ou da GI.
    11- Atirar em presos.
    12- usar o /gov. sem permissão de um superior.
    13- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
    14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
    15- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
    16-
    Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ
    largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
    17- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
    18- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
    19- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da HQ ROTAM / PM )
    20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
    21- NUNCA SER ABUSER !
    OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
    OBS:
    Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são
    redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e
    quem
    descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.

    * Procedimentos ROTAM
    1-RONDA
    A
    ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS
    MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da
    dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é
    retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e
    retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas
    ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de
    prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
    MOTORISTA:
    O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a
    sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de:
    TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o
    suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando
    cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só
    desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o
    /su de TH.
    ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o
    motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador
    deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito
    desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará
    /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados
    e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo
    deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o
    suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os
    tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido
    possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também
    à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve
    dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar
    contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do
    carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso
    ele entre no carro, o atirador entra.


    2-BUSCA DE PROCURADOS
    Quando
    for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais,
    o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para
    abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e
    dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista
    usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve
    dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ
    ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as
    armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre
    no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir
    fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser
    preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
    Obs.:
    Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter
    outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de
    confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo
    /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve
    entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.


    3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS. (OP) OPERAÇÃO
    Essas
    operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou
    maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o
    fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o
    sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre
    siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não
    entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal
    local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure
    utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas
    operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /TR após o
    domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está
    sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL.
    Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais
    seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de
    criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas,
    NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a
    sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos
    oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e
    como deverá ser realizada a operação.
    OBS - É recomendado a pessoas
    que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de
    grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou
    ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a
    operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em
    TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na
    estratégia da operação.


    4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
    Essa
    operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no
    aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e
    retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado
    um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem
    sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM
    chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser
    abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os
    policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não
    entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na
    entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do
    local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais
    não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de
    entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará
    tiro.


    5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.
    Quando
    houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os
    policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver
    fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5
    de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um
    detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim
    os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o
    motorista
    faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o
    /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando
    /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos
    de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um
    cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar
    fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar
    fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a
    partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos
    de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e
    tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir
    rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma
    arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo
    não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém
    morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê
    /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver
    mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros
    devem ser organizados por cargo 3 ou +,e não pode nunca ir sozinho
    nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo
    pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias
    mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é
    importante para se tornar um sargento da ROTAM.

    6- SEMPRE EM
    TODAS AS OCASIÕES TENHA SUPER PACIENCIA COM NOVATOS NIVEIS 2 E 3, POIS
    ESTÃO APRENDENDO A JOGAR, QUANDO ENTRAREM NA HQ RECEBA ELES COM TOTAL
    PACIENCIA E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR.

    IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!

    *Armamento:
    Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
    Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
    MP5-
    Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou
    caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
    M4(cargo
    3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra
    inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams
    e gângsteres.
    Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a
    situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos
    antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco,
    então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em
    troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
    Spray- Utilize
    APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em
    combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não
    possam lutar.


    * Comandos da ROTAM:
    /dp – Vê todos os comandos policiais.
    /br – Cria uma barreira.
    /rbr – Destrói sua barreira.
    /presos - Vê a lista de presos.
    /procurados – Vê a lista de procurados RESIDENTES EM LOS SANTOS
    /retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
    /tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
    /m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
    /r Fala no radio com todos os membros.
    /d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN e médicos de Los Santos.
    /al - Fala com os ROTAM de San Fierro(SF).
    /pg2 – Abre o 1° portão da garagem do departamento policial (DP).
    /pg1 – Abre o 2° portão da garagem do departamento policial (DP).
    /pi – Abre a porta para o acesso às celas.
    /pr – Abre o portão da recepção do departamento policial (DP).
    /batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
    /equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo). Só funciona dentro da base da
    ROTAM ou na DP.
    /gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
    /imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (UTILIZADO SE O SUSPEITO NÃO ESTIVER EM COMBATE)
    /arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
    /membros - vê os membros da rotam que estão online.
    /prols1 - Abre a Garagem Direita do HQ.
    /prols2 - Abre a Garagem Esquerda do HQ.
    /entregar
    - CASO O SUSPEITO SEJA DE ALTA CRIMINALIDADE E FOR TRANFERIDO PARA A
    PENINTENCIARIA, TEM QUE TER MUITOS ANTECEDENTES CRIMINAIS PARA ISSO.


    * Crimes para se utilizar no /su:

    1- O COMANDO /SU SERVEM PARA DAR NIVEL DE PROCURADO NO SUSPEITO, PODE
    SER POR INDETERMINADAS COISAS, COMO APLICADO PARA ALGUMA IRREGULARIDADE
    POLICIAL.


    *TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
    *Fuga - Suspeito foje de alguma revista.
    *Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado.
    *Desacato-
    Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará
    /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial. DESACATO TBM USADO
    POR XINGAMENTOS
    *Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista. (USADO APENAS EM GG's)
    *Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
    *Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
    *Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
    *Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
    *Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
    *Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
    *Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
    *Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
    *Invasão- Caso alguem entre na hq e se recuse a sair.
    *RP - resistencia a prisão, quando suspeito reage a revista.

    OBS:
    Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM, desde que o su
    seja muito louco, como xingamentos e ofenças, punição por su indevido é
    demissão.


    * Penalidades (caso o suspeito se renda)

    Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato, SE O SUSPEITO ENXE O SACO NO CARRO, METE 20 MINUTOS NELE.
    Fuga: 10 Minutos
    Vandalismo: 5 Minutos, CASO SEJA NOVATO E SE ENTREGUE DEIXE POR 3 MINUTOS.
    Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos
    Drogas ou materiais: 5 Minutos
    Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 15 Minutos
    Roubo: 5 minutoS
    Cúmplice: 5 minutos
    Invasão: 5 minutos

    OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
    Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
    Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
    OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
    * CARGOS:

    Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
    Cargo
    2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados,
    participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser
    promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for
    bem será promovido.
    Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele
    a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de
    reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para
    subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
    Cargo
    4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança
    do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem
    fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o
    1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua
    promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o
    major e com muito responsabilidade.
    Cargo 5 - Major - Abaixo do sub
    líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer
    treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe
    tudo que deve ser feito.
    Sub Líder 444 e 555 - Esses dois são os
    homens de confiança do líder,eles lideram a ROTAM quando o líder está
    ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e
    continuar demonstrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses
    será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue
    nesse
    Cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu
    líder a melhorar sempre a org,Os sub tem o poder de demitir qualquer um
    portanto que seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a
    fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o
    cargo de sub-lider.
    * MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA:
    A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
    Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
    1-
    O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para
    você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível
    de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat,
    aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você
    checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o
    suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de
    /su.
    2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o
    suspeito está realmente fugindo PODE SER GG OU CIVIL E NÃO ESTEJA EM
    COMBATE, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor
    no combate, e não fugindo.
    3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM
    por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha
    justificativa de atacar estes players depois.
    4- Pense bem no que
    fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra
    ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM
    xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de
    se defender com sucesso no forum.

    Duvida sobre o comando /imo> SO USE SE O SUSPEITO ESTIVER CORENDo, NÃO EM COMBATE ELE PODE ESTAR ARMADO MAS NÃO EM COMBATE!
    ----------------------------
    MANUAL
    BÁSICO DA ROTAM ESCRITO POR TECK_TOO
    SmK_UltimaTe
    SmK_UltimaTe
    Dono
    Dono


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    Gang/Org em que participa Gang/Org em que participa : Civil

    MANUAL DA ROTAM 4.0 Empty Re: MANUAL DA ROTAM 4.0

    Mensagem por SmK_UltimaTe Ter Dez 27, 2011 1:00 am

    dei uma olhada , ta basico na design mas mt bom na informacao , mt bem explicado , bom manual Very Happy

      Data/hora atual: Seg maio 06, 2024 6:48 pm